O que fazemos

• Seleção
Permite experienciar o trabalho do processo seletivo e a renovação do grupo. Como conseqüência, há uma aproximação com outros professores da graduação, uma vez que vários professores de outros Departamentos são chamados a participar deste processo. Além disso, nota-se um feedback dos estudantes em relação ao Programa. Por fim, vê-se um disparo de mudanças em cada seleção, pois sempre é preciso repensar o processo seletivo para que este se aperfeiçoe a cada vez que tiver que ser posto em prática.

• Tutoria
O tutor é responsável pelo acompanhamento e orientação dos bolsistas durante toda a graduação. Ele ainda facilita o processo grupal e é encarregado pelo aspecto diplomático do grupo (que se caracteriza por links com a graduação, Pró-Reitoria de Graduação e com o movimento nacional).

• Movimento PET
Se inicia como uma necessidade de manutenção e expansão do Programa. A partir daí, surge a possibilidade de formação política e cidadã, bem como de um intercambio entre grupos e estados. Percebe-se o fortalecimento das relações entre os grupos e instituições, o que incita a construção de Projetos conjuntos. A partir do Movimento, passa-se a exaltar a importância dos Encontros estaduais, regionais e nacionais (INTERPET, ENCEPET, ENEPET, ENAPET e CENAPET); bem como das trocas que ocorrem através das listas de e-mails. Tais discussões problematizam, repensam, avaliam e propõem mudanças baseadas nas questões vigentes em cada época.

• Comissões
Forma de viabilizar as divisões das tarefas entre os integrantes visando o funcionamento adequado do programa. Atualmente trabalhamos com a divisão em três comissões: comunicação, logística e materiais. Cada comissão conta com a participação de quatro petianos.

• Reunião Administrativa
Reunião quinzenal para deliberações, planejamento e avaliação das atividades do grupo.

• Pesquisa Coletiva - Estudo Exploratório Sobre a Adoção da Psicoterapia/Análise pessoal pelo aluno do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Campus de Fortaleza
No contexto da discussão existente sobre a obrigatoriedade da psicoterapia pessoal para a formação profissional do psicólogo, os bolsistas finalizarão, juntamente com o Tutor, durante o primeiro semestre de 2010, a pesquisa iniciada em 2009, com os estudantes de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus de Fortaleza. Diversas questões serão investigadas, como a incidência de alunos que já iniciaram seu processo psicoterápico pessoal, o interesse dos alunos que ainda não iniciaram sua psicoterapia em se submeter à psicoterapia pessoal futuramente, os modelos de tratamento utilizados e a importância dada pelos alunos à psicoterapia na sua formação como psicólogo.

• Feira das Profissões
Atividade de extensão que congrega todos os grupos PET do Ceará desde 2004. Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma visão geral de alguns cursos superiores e da Universidade, auxiliando-os na escolha de seu futuro profissional. Em termos metodológicos a Feira das Profissões consiste em exposições interativas sobre alguns cursos e profissões, bem como sobre a vida universitária em geral. Participam da atividade os grupos PET da UFC e UECE e alguns centros acadêmicos de cursos onde não existem grupos PET, que aderiram voluntariamente ao projeto. Os grupos PET são encarregados de toda a organização do evento, que em geral dura um turno (manhã, tarde ou noite) de um dia da semana, de acordo com a demanda da escola e disponibilidade dos alunos. As escolas assistidas são da rede pública estadual e municipal. São realizados, no mínimo, dois eventos por semestre.

• Cursos Recém-Ingresso
Os cursos Recém-Ingresso são um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UFC e consistem em cursos destinados a estudantes que foram aprovados no vestibular no início do ano, mas que só conseguiram vaga para o segundo semestre. Este projeto levanta a necessidade de que os alunos da graduação sejam o mais cedo possível inseridos nas atividades do curso, de forma particular em sua dimensão prática.

• Café Acadêmico
O grupo PET de Psicologia, entendendo a necessidade da discussão esclarecedora a respeito da produção e dos temas gerais referentes ao Curso de Psicologia da UFC e à Universidade como um todo, e buscando ampliar a possibilidade de comunicação entre a academia e a comunidade, propõe criar espaços onde essa troca de conhecimentos se faça possível. O projeto consiste na realização de encontros com duração estimada de duas horas cada. Os encontros ocorrerão em diferentes espaços da Universidade, podendo acontecer fora dela. O Café Acadêmico é um projeto de extensão, mas a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é aplicada nesse projeto, pois durante o evento estarão sendo apresentadas e discutidas pesquisas.

• Grupos de Estudos
Considerando a importância da realização de grupos de estudo como atividade de ensino, por possibilitar aos seus participantes um espaço para a discussão coletiva, o PET Psicologia propõe tradicionalmente, a partir do interesse de dois ou mais de seus integrantes, a realização de grupos de estudo temáticos, abertos a participação de estudantes da graduação, buscando a integração e fomento do intercâmbio entre os membros do PET e os demais alunos do curso.